Art. 1º – A Copa DAMOL de
Futebol Amador 2016, doravante denominado Copa, será disputada por clubes
convidados, na forma deste regulamento.
Parágrafo Único – O presente
regulamento trata dos assuntos específicos da Copa e as definições de natureza
geral.
Art. 2º – A Copa será disputada
pelos seis clubes relacionados no Artigo 3º, cuja participação tenha sido
mediante convite.
Art. 3º - A Copa será
disputada pelos seguintes clubes conforme definidos nos critérios do Art. 2º:
Corinthians – Tanques/Tabira
Desportivo –
Fátima II/Tabira
Internacional
– Várzea/Tabira
Milan –
Caixa D’água/Tabira
Palmeiras –
COHAB/Tabira
Santos – Granja/Tabira
Sociedade –
Borborema/Tabira
Sport –
Tabira
CAPÍTULO
II - Do Troféu e dos Títulos
Art. 4º – Ao clube vencedor
da Copa será atribuído o título de Campeão da Copa DAMOL 2016, ao segundo
colocado, o de Vice-Campeão da Copa DAMOL 2016, ao terceiro colocado, Terceiro
Colocado da Copa DAMOL 2016 e, ao quarto colocado, quarto colocado da Copa DAMOL
2016.
.
Art. 5º – O troféu
representativo da Copa denomina-se “Troféu DAMOL”, cuja posse será assegurada
ao clube que houver conquistado a Copa.
§ 1º – O clube que conquistar
o título de campeão da Copa DAMOL, receberá um troféu, 40 medalhas douradas
para seus atletas e comissão técnica, e R$ 5.500,00; o clube vice-campeão receberá
um troféu, 40 medalhas prateadas para seus atletas e comissão técnica e R$ 2.500,00;
o terceiro colocado receberá R$ 800,00 e o quarto colocado R$ 500,00.
§ 3º – Para o artilheiro da
Copa DAMOL será oferecido um troféu e R$ 100,00.
§ 4° – Para o melhor goleiro
da Copa DAMOL será oferecido um troféu e R$ 100,00.
§
5º – Para o melhor jogador da Copa DAMOL será oferecido um troféu e R$ 100,00.
§ 6º – A Comissão
Organizadora da Copa DAMOL divulgará oportunamente as diretrizes relativas à
entrega de troféu e medalhas, no campo, na partida final da Competição.
CAPÍTULO
III – Das Inscrições dos Clubes e dos Atletas
Art. 6° – Os clubes
convidados só terão suas participações confirmadas, após entregarem as fichas
de inscrições dos atletas (no mínimo de 11) que pretendem inscrever na competição
até a data estipulada pela Comissão Organizadora.
§ 1° – Cada clube poderá
inscrever no máximo 30 atletas e 10 representantes.
§ 2º - O atleta que for
inscrito também como representante ocupará uma vaga em ambas as inscrições.
§ 3º – Só serão permitidas 7(sete)
inscrições para atletas que não residam no município.
§ 4° - Atletas que foram
registrados (Certidão de Nascimento)
na cidade de Tabira, mesmo residindo em outro município, serão considerados
domiciliados em Tabira.
§ 5° – Para a realização das
inscrições serão exigidas além da ficha de inscrição, devidamente preenchida e
assinada, também a cópia de Identidade ou outro documento oficial com foto.
OBS: Serão permitidos para no
máximo três (3) jogadores, e que residam no município de Tabira, se inscreverem
com outro documento oficial sem foto.
§ 6°– Para os atletas que
residam fora do município de Tabira, serão exigidas além da ficha de inscrição
preenchida e assinada, cópia de identidade ou outro documento oficial com foto.
§ 7º– Para aqueles que
participaram de edições anteriores da Copa Damol e não possuam pendências
quanto a sua inscrição, poderão se inscrever com a cópia das respectivas carteirinhas,
anexada a ficha de inscrição e devidamente assinada.
CAPÍTULO
IV - Da Condição de Jogo dos Atletas e do Prazo de Registro
Art. 7º – Somente poderão
participar da competição os atletas que residam no município de Tabira, com
exceção para 7(sete) atletas que residam fora do citado município, e que tenham
sido inscritos pela Comissão Organizadora.
Parágrafo Único – Às
inscrições serão efetuadas até 48 horas antes da rodada em que os clubes estejam
envolvidos. Em caso de adiamento, 48 horas antes da partida.
Art. 8º – O atleta poderá
trocar de clube uma única vez ao longo da competição, desde que, ele não tenha
atuado pela primeira EQUIPE ao longo da Copa.
Art. 9° – O atleta só terá
condições de atuar, após sua identificação através da Carteirinha e preenchimento
de seus dados na Súmula pelo 4° árbitro.
Art. 10 – O atleta deverá
estar padronizado com camisa, calção e meião do mesmo uniforme, ou, de cores
predominantes do mesmo conjunto desde que tenha o aval da comissão
organizadora.
Art. 11 – O atleta que
receber três cartões amarelos cumprirá suspensão automática.
*Paragrafo Único – Ao final da fase de grupos, os atletas que não tomarem os três cartões amarelos, terão os já tomados perdoados.
*Paragrafo Único – Ao final da fase de grupos, os atletas que não tomarem os três cartões amarelos, terão os já tomados perdoados.
Art. 12 – O atleta que for
expulso cumprirá suspensão automática, e será submetido a julgamento.
CAPÍTULO
V - Do Sistema de Disputa
Art. 13 – A Competição será disputado pelas 8(oito) equipes
convidadas, divididas em dois grupos de 4, denominados A e B, e os confrontos
se dando dentro dos próprios grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo
classificam-se para as semifinais com os primeiros colocados jogando pelo
empate, em jogo único. Os confrontos se darão da seguinte forma: 1º do Grupo A
x 2º do Grupo B, 1º do Grupo B x 2º do Grupo A. Os vencedores das semifinais
farão a final também em jogo único e sem vantagens. Caso haja empate no tempo
regulamentar, o campeão será conhecido através da disputa de pênaltis. Os últimos
colocados de cada grupo farão a partida de permanência, no ano seguinte, na fase
denominada de Pré Copa Damol. Onde o vencedor se juntará as outras sete
agremiações para a disputa da Copa Damol 2017. A Comissão Organizadora
orientará as equipes sobre a mudança no momento oportuno.
Parágrafo Único – As
distribuições das equipes em seus respectivos grupos, bem como, suas posições
nos mesmos, serão definidas mediante sorteio dirigido em data e horário
definidos pela Comissão Organizadora da CDFA.
Art. 14 – Os pontos serão
computados da seguinte forma:
a) Vitória, 3 pontos;
b) Empate com gols, 2 pontos;
c) Empate sem gols, 1 ponto;
d) Derrota, 0 ponto.
Art. 15 - Todas as equipes
participantes da Copa Damol 2016, deverão utilizar os uniformes doados pela
empresa Damol Molas. Em caso de coincidência de cores, a equipe colocada à
direita da tabela deverá utilizar um segundo padrão ou o colete da Damol. Em
outros casos, deverá ter a aprovação da Comissão Organizadora.
§1º - Serão consideradas
perdedoras por WO, as equipes que estiverem em desconformidade com o artigo 15
desse regulamento. Portanto, julgadas pela Comissão Disciplinar e sujeitas as
punições referentes ao WO previstas no regulamento da competição.
Art. 16 – Todos os jogos
serão realizados no estádio “O Cordeirão”.
Art. 17 – Em caso de empate
em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da fase de grupos, o
desempate, para efeito de classificação, será efetuado observando-se os
critérios abaixo:
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) confronto direto;
4º) maior número de gols pró;
5°) menor número de gols
sofridos;
6°) menor número de cartões
vermelhos recebidos;
7º) menor número de cartões
amarelos recebidos;
8°) sorteio.
CAPÍTULO
VI – Das Disposições Financeiras
Art. 18 – As equipes
participantes da Copa DAMOL pagarão R$ 200,00 pela inscrição.
Art. 19 – A renda de cada
partida será dividida entre os clubes envolvidos.
Art. 20 – Todas as despesas com transporte terrestre, hospedagem e
alimentação serão da responsabilidade dos clubes participantes.
Art. 21 – As despesas de
arbitragem, da marcação de campo, dos gandulas e do porteiro de acesso ao campo
de jogo, serão de responsabilidade da Comissão Organizadora e efetuados logo
após as partidas.
Art. 22 – Para a final da competição,
deverá ser retirado da renda bruta R$ 100,00 para ser rateado entre os árbitros
que atuarem na mesma.
CAPÍTULO
VII – Arbitragem
Art. 23 - Os árbitros de cada partida serão escolhidos
previamente pela Coordenação de Arbitragem.
§ 1º - Os árbitros que apitarão as partidas serão determinados
pela Coordenação de Arbitragem e divulgados pelos meios de comunicação.
§ 2º - O árbitro só dará início à partida após
verificar que os atletas das associações tenham assinado a súmula do jogo,
precedida de sua identificação. Compete ao árbitro e auxiliares, em relação à
normalidade da competição:
I - providenciar para que até cinco minutos antes da
partida todas as pessoas alheias ao espetáculo tenham deixado o campo de jogo;
II - observar que, no local designado ao banco de
reservas só poderão estar, além dos jogadores, mais quatro representantes
registrados em súmula;
III - providenciar para que, aos dez minutos do
intervalo, os jogadores das Associações se apresentem para o segundo tempo da
partida;
IV - observar que no banco de suplentes não poderão
ficar atletas e representantes suspensos e não uniformizados;
V – Será proibida a entrada de atletas, membros da
comissão técnica e diretores de equipes, suspensos, no campo de jogo nos intervalos
das partidas.
Art. 24 - Encerrada a partida, o árbitro elaborará e
assinará o Relatório devendo o mesmo entregá-lo ao representante da entidade
responsável pela organização da Competição, em até vinte e quatro horas
contadas do seu término.
§ 1º - A desobediência ao
artigo 25, o árbitro infrator será afastado definitivamente da competição caso
não possua explicação justificável para o descumprimento.
§ 2º - Uma vez punido, seu
relatório não servirá de produto para julgamento, sendo necessária a produção
de um novo por um dos citados adiante: 4º árbitro, Delegado, membro da Comissão
Disciplinar ou Comissão Organizadora que estiveram presentes na partida.
Art. 25 - O árbitro é a única
autoridade para decidir, a partir do momento que entrar em campo, acerca do
adiamento, bem como para decidir no campo a respeito da interrupção, suspensão
de uma partida ou WO. Em tais casos o árbitro fará chegar à Comissão
Organizadora, com a maior urgência, um relatório minucioso dos fatos.
CAPÍTULO
VIII – Da Ordem e da Segurança das Partidas
Art. 26 – Compete à Comissão
Organizadora da competição, além das medidas de ordem administrativa e técnica,
indispensáveis a realização do espetáculo e a normalidade da competição,
solicitar por meio de ofício o policiamento da partida, e designar um
representante da Comissão para os seguintes fins:
- limitar o número de pessoas no campo de jogo,
permitindo somente os credenciados;
- observar a perfeita normalidade em relação ao
campo, bolas, banco de reservas e gandulas, substituindo a estes se
necessários;
- observar o comportamento do público;
- emitir relatórios.
CAPÍTULO
IX – Da Transmissão dos Jogos
Art. 27 – A despesa com a
transmissão de uma partida por final de semana será de total responsabilidade
da Comissão Organizadora, sendo, que a escolha do jogo transmitido ficando a
critério da Rádio Comunitária Tabira FM.
CAPÍTULO
X – Das Infrações e Penalidades
Art. 28 – Agressão física
tentada ou consumada a árbitro, seus auxiliares, ou membro da Comissão
Organizadora, quando praticada por jogador ou dirigente de clube participante
da Copa, inclusive invasão de campo, resultará para o infrator aplicação das
sanções administrativas presentes neste regulamento.
Art. 29 – Infração
disciplinar é toda ação ou omissão antidesportiva, típica e culpável.
Art. 30 – As infrações
disciplinares previstas neste regulamento, e nas medidas indisciplinares
automáticas, têm como consequência as seguintes penalidades:
- advertência;
- suspensão por jogo;
- suspensão por prazo;
- exclusão da respectiva competição.
§ 1º - A suspensão por jogo,
impede de um jogador participar de jogos de competições organizadas pela Comissão
Organizadora da CDFA;
§ 2º - A suspensão por prazo
impede qualquer atleta ou clube de participar de todo e qualquer evento
esportivo realizado pela Comissão Organizadora CDFA pelo prazo fixado na decisão.
§ 3º - Exclusão impede que
qualquer atleta ou clube continue na competição, implicando no seu afastamento
imediato.
Art. 31 – A equipe que perder
por WO, será desclassificada da competição, todos seus resultados serão
revertidos para o adversário com o placar de um tento a zero (1 a 0). Sendo mantidos
os artilheiros das partidas.
Art. 32 – A equipe
desclassificada por WO será suspensa por dois anos de qualquer competição
organizada pela Comissão da CDFA, e
todos os atletas ausentes da partida receberão a mesma punição. Caso os atletas
presentes e devidamente identificados atinjam o número mínimo para início da
partida, a imputabilidade se estenderá aos demais.
Art. 33 – A equipe que
relacionar atletas não-inscritos na competição perderá o dobro da pontuação
máxima de uma partida (3 pontos).
Art. 34 – O atleta que
estiver inscrito em equipes diferentes após o início da competição, será
eliminado, e as equipes que representar posteriormente, perderá os pontos das
partidas em que sua identificação conste em súmula.
Art. 35 – Os atletas e representantes
de equipes que interromperem a partida, e esta não se finalizar, a equipe
daqueles será punida com a perda dos pontos, e a vitória com a equipe
prejudicada.
Art. 36 – Os atletas e
representantes inscritos na competição, mesmo que não estejam atuando, estarão
sujeitos as mesmas penalidades impostas por esse regulamento.
Art. 37 – Caberá a Comissão
Disciplinar, analisar, julgar e aplicar as penalidades previstas neste
regulamento, e apreciar os casos omissos.
Art. 38 – O prazo para
protestos e alegações de qualquer natureza, o clube poderá encaminhar a
comissão disciplinar, em até 48 horas após a realização da partida, ficando a
cargo do protestante informar com detalhes e provas para que seja analisada e
julgada pela Comissão Disciplinar do Campeonato.
Parágrafo Único: Para
recursos será adotado o prazo de 48 horas após o recebimento da decisão da
Comissão Disciplinar pelos representantes dos clubes.
CAPÍTULO
XI - Das Disposições Finais
Art. 39 – Todas as partidas
terão início às 15h. Com tolerância de 15 minutos, ficando a cargo da
arbitragem a decisão de prolongá-lo, justificando-a em súmula.
Art. 40 – Os vestiários só
serão liberados para as agremiações envolvidas, bem como, devolvidos a comissão
organizadora, após vistoria feita por um membro da Comissão e um representante
do clube, a fim de constatarem a situação de entrega e devolução das
instalações, ambas devidamente assinadas.
§ 1º - Após vistoria e
assinatura do “Termo de Responsabilidade”, as equipes ficarão responsáveis pela
integridade das instalações que estarão recebendo, sendo responsabilizadas por
qualquer dano causado.
§ 2º - Após vistoria para
devolução das instalações forem constatados danos às mesmas, o clube
responsável arcará com as despesas de conserto ou reposição, inclusive que para
isso, seja necessário o bloqueio das rendas.
§ 3º - O atleta ou
representante que for identificado como autor do dano, será julgado e punido
pela Comissão Organizadora.
Art. 41 – Os atletas que se
apresentarem para a partida com a mesma em andamento, só será permitida sua
entrada no campo de jogo no intervalo.
Art. 42 – As substituições serão
livres e realizadas pelo quarto árbitro da partida, com a mesma parada e autorizadas
pelo árbitro principal. Será vetado o retorno de atletas já substituídos.
Art. 43 – O jogador que
receber dois cartões amarelos na mesma partida, e consequentemente o vermelho,
para efeito cumulativo, terá estes cartões desconsiderados.
Art. 44 – O jogador que
receber um cartão amarelo, e independente deste um vermelho direto, responderá
pelo vermelho, e para efeito cumulativo, contar-se-á o cartão amarelo.
Art. 45 – Quaisquer
modificações de tabela somente poderão ocorrer se publicadas pela Comissão Organizadora
da Competição.
Art. 46 – As bolas a serem
utilizadas nesta competição serão de responsabilidade da Comissão Organizadora.
Art. 47 – Nos jogos da
competição somente poderão permanecer na área do campo de jogo, além de atletas
(20 no máximo), árbitros e representantes de equipes (4 no máximo), e os que
estiverem efetivamente à serviço.
Parágrafo único - Todos os
funcionários a serviço, exceto os militares, deverão estar identificados.
Art. 48 – A Comissão Organizadora
da Competição expedirá normas complementares e instruções que se fizerem
necessárias à boa e fiel execução do presente regulamento.
Art. 49 – Os casos omissos
serão resolvidos pela Comissão Disciplinar.
Tabira, 31 de maio de 2016.
Comissão Organizadora